GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, December 08, 2011

8 de Dezembro

8 de Dezembro! Repasso nos caminhos da minha vida as memórias deste dia. Era o dia da Mãe. Era o dia da Mocidade Portuguesa (feminina). Era o dia da oferta dos berços a crianças desfavorecidas. E com que esmero se preparava o enxoval para aquela criança que iria beneficiar de tal ajuda. No seu conjunto, eram, de certeza, centenas de berços oferecidos nesse dia.
Os tempos mudaram. A história foi avançando. Já pouca gente se lembra destes modos de fazer, já pouca gente se lembra da Mocidade Portuguesa... São coisas do passado.
Mas do passado não é a solidariedade, que nesta época natalícia assume proporções bem mais significativas do que é habitual. Para bem de todos, sobretudo dos mais carenciados que são cada vez mais numerosos entre nós. Quando observo a corrida aos centro comerciais, a corida às prendas, penso no quanto desperdiçamos em tudo isso. Deveríamos converter-nos à simplicidade. Deveríamos perceber que, para demonstrar amor e carinho não preciamos de gastar muito tempo nem forças na corrida desenfreada ao consumismo. Deveríamso estar mais centrados no essencial. Deveríamos estar mais centrados  na essência da vida a partir da qual tudo ganha um novo e superior significado.

3 Comments:

  • At 11:11 AM, Blogger Isabel said…

    Chegou-me há dias uma mensagem pelo correio eletrónico sugerindo uma maneira diferente (pelo menos para muitos) de viver o Natal. Trata-se de ir a uma estação de correios ler uma dos milhões de cartas que crianças desfavorecidas escreveram, pedindo presentes. Diz a mensagem de email que os há verdadeiramente surpreendentes (um pacote de bolachas, uma blusa quentinha para a avó...). Nos tempos que correm e para muitos desde que se conhecem, não me parecem ser muito surpreendentes estes pedidos, pois a pobreza sempre existiu entre nós, talvez não gostemos é de dar por isso. Decidi passar nos correios e espero não achar que pode ficar para segundo plano, mas se alguém for mais rápido que eu...afinal a solidariedade não pode nunca ser uma coisa do passado.

     
  • At 9:01 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Também li esta mensagem e fui sensível a ela. O prazo aproxima-se do fim e eu ainda não me decidi ir aos correios. Quer dizer...fui lá, mas esqueci-me disto. Amanhã, sem falta, vou lá passar. É bom alargarmos os nossos horizontes para além daqueles que nos são mais chegados.

     
  • At 9:01 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Também li esta mensagem e fui sensível a ela. O prazo aproxima-se do fim e eu ainda não me decidi ir aos correios. Quer dizer...fui lá, mas esqueci-me disto. Amanhã, sem falta, vou lá passar. É bom alargarmos os nossos horizontes para além daqueles que nos são mais chegados.

     

Post a Comment

<< Home