GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, January 17, 2012

LEITURAS

Uma das vantagens da aposentação é termos mais tempo para aquilo que nos dá prazer. Um dos meus prazeres é ler. Ultimamente ando muito desordenada nas minhas leituras. Estava (estou) a ler um livro, "Le dernier TEMPLIER", mas, de repente, lembrei-me que precisava de ler algo mais substancial. Olho para a minha bilbioteca e cai-me nas mãos o Herberto Helder. Gosto deste escritor, da sua forma poética de escrever, mesmo quando escreve prosa, gosta da sua reflexão sobre a vida... Vejam só: "As casas respiram. Podemos ouvi-las durante a noite. Têm um movimento soturno e imperceptível sob a secura da noite. Breves ruídos que despistam, o estalar das madeiras,as horas num relógio escondido. (...) É a respiração das casas que nos suportam, a nós homens, mas possuem uma vida independente, muito densa".(Em Os passos em volta, p.72). Logo à noite, vou-me por à escuta da casa que habito para sentir a sua vida...
Falava eu, então, das minhas leituras desordenadas. Pois... é que logo, a propósito de não sei quê, me lembrei doutros livros que gostava de reler. E mais: passando hoje por uma livraria, mais três vieram parar às minhas mãos. E agora estou aqui a olhar para eles, sem saber por onde começar... O bom disto é perceber que a minha mente está desperta para tanta coisa, para tantos centros de interesse, que não é uma mente parada. O bom disto e que me dá muito prazer é perceber que a minha mente continua tão aberta, curiosa e activa como sempre foi. E agradeço à vida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home