GENTE QUE QUER CRESCER

Saturday, May 14, 2005

A EVOLUÇÃO CONSCIENTE

Porque é fim-de-semana, e porque me apetece conversar um pouco com as minhas interlocutoras de GENTE QUE QUER CRESCER, aí vai mais um pequeno texto de Jean-Yves Leloup, que já por aqui andou, e que pode ajudar a espicaçar o nosso desejo de evolução.
"O ser humano introduziu no planeta uma nova qualidade evolutiva, que é a evolução intencional, consciente, voluntária. A pessoa evolui se quiser, se desejar, à medida que enveredar pelo caminho da individuação. Há que sair dos trilhos populares e viciados da normose para tomar as incertas e criativas trilhas evolutivas, nas quais enfrentará seus medos, atravessará muitos portais e, em algum momento justo, florescerá com vigor, ternura e poesia.
É uma grande aventura tornar-se humano, sujeito da própria existência, ser dotado de um semblante único e assumir a direcção dos próprios passos, realizando, assim, a promessa inerente ao seu mistério. Fazer render os talentos vocacionais é o que caracteriza um existir pleno. Para isso, convocamo-nos a nós mesmos a existir, a trazer uma novidade, um canto novo, uma dança nova...Não nascemos para morrer, nascemos para ser".
(LELOUP, Jean-Yves - Normose, a patologia da normalidade)
Nota: A palavra NORMOSE foi criada recentemente em alguns círculos de psicologia, ao lado da psicose e da neurose, para indicar exactamente o que diz o sub-título do livro - "a patologia da normalidade". E esta patologia tem a ver com o facto de querermos ser todos iguais, fazendo todos as mesmas coisas, frequentando os mesmos lugares sentindo mesmo que, se fizermos algo de diferente já não somos normais. Ora, evoluir é, precisamente, aceitar seguir trilhos diferentes que me levarão a uma nova forma de vida onde eu posso ser eu mesmo e onde o importante é o SER. A "normose" é geradora de doenças, de depressões....A evolução e a coragem de SER é geradora de vida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home