GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, March 03, 2006

O GUERREIRO

Uma das coisas que me seduz na UNIPAZ é a sua transdisciplinaridade. É o pôr-nos em contacto com as mais diversas correntes das modernas psicologias humanistas e com as mais recentes formas de terapia. Entra também no programa da UNIPAZ (Universidade Internacional para a Paz) o estudo das diversas Tradições espirituais, nas suas formas mais ancestrais. No último seminário fomos conduzidas à tradição espiritual xamânica. É interessante constactar como, na sua essência, as diversas tradiões se encontram - o convite à evolução, a tomada de consciência da nossa riqueza interior, a nossa ligação ao Todo, a autodisciplina, o amor ao outro, toda uma sabedoria e arte de viver estão aí presentes, tocando a própria natureza do ser Humano, um ser feito para a infinitude e insatisfeito até lá chegar.
Então, aqui fica um bocadinho da sabedoria xamânica:
"Um guerreiro nunca se sente cercado. Estar cercado implica que alguém tem bens pessoais que podem ser bloqueados. Um guerreiro nada possui no mundo, além da sua impecabilidade, e a impecabilidade não pode ser ameaçada".
(Carlos Castaneda em "A Roda do Tempo")

Vem-me outra voz, a de Jesus:
"Não acumuleis tesouros na terra onde a ferrugem e a traça os corroem e os ladrões arrombam os muros afim de os roubar. Acumulai tesouros no céu onde nem a traça nem a ferrugem os corroem, nem os ladrões arrombam os muros para os roubar. Porque, onde estiver o teu tesouro, aí está o teu coração".

2 Comments:

  • At 7:48 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    "Mas, nos dias de hoje....as relações fecham-se"...Que tal um "Pai Crítico" a passar por aqui? O "Adulto" deu uma fora...(Desculpem, falo para quem conhece a AT). Pois, se calhar, andas a fazer mal o tpc...Não faz mal, porque o "guerreiro é ordenado, organizado, disciplinado". E eu sei que tu és um guerreiro - uma guerreira. Em frente.

     
  • At 10:10 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Tive pena de não ter lido o teu comentário antes da noite de ontem...Mas pareceu-me que as coisas estavam substancialmente melhores. Não percebi bem a quem gotavas de dar "férias"...Ao Adulto, a Deus? "Estou tão cansada!" O guerreiro também tem direito aos seus momentos de fragilidade. E aos seus cansaços. Se calhar, às vezes, fazia-lhe bem ir ter com um amigo que o soubesse ouvir, e por cá para fora o que o vai cansando ou assustando.
    A acumulação de coisas não ditas, entope...

     

Post a Comment

<< Home