GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, May 08, 2007

Amarra o teu camelo

Há em todas as tradições contos, histórias, metáforas que nos podem ajudar a desbloquer coisas do nosso inconsciente e ensiar-nos algo. São jóias de sabedoria. Esta que vai a seguir é da tradição Islâmica.
"Os crentes vieram em grande número a fim de escutar as palavras do profeta Maomé. Um homem escutou de maneira especialmente atenta e devotada, orou com fé e fervor e finalmente deixou a presença do profeta, quando a noite caía. Mal havia saído, voltou a correr, gritando com voz trémula: "Ó meu Senhor! Esta manhã montei no meu camelo para poder escutar o profeta de Deus. Agora, meu senhor, o meu camelo desapareceu. Não se avista um camelo em todas as redondezas. Fui obediente aos teus ensinamentos, atendi a todas as tuas palavras e confiei no poder de Deus. Agora, meu Senho, o meu camelo foi-se embora. Acaso é isso a justiça divina? Será isso a recompensa pela minha fé? É esse o agradecimento pelas minhas orações? Maomé escutou essas palavras desesperadas e respondeu com um sorriso amigo: "Acredita em Deus e amarra bem o teu camelo".

E quem não conhece o provérbio: "Trabalha e Deus te ajudará"!`Ás vezes olhamos para Deus como se Ele fosse um milagreiro que tem de resolver os problemas todos da nossa vida, inclusivè aqueles que nem problemas são. Coisas tão pequeninas como ter o cuidado de "amarrar o camelo". E depois, se as coisas nos correm mal, revoltamo-nos contra Deus e damos voltas e mais voltas à cabeça com perguntas como "porque me acontecem estas coisas só a mim?" "porquê eu?". Que feito das capacidades que o próprio Deus colocou dentro de nós? Porque não as rentabilizamos? Deus não é o nosso criado, mas aquele que é, que está presente, em quem "somos, vivemos e nos movemos", no dizer de S. Paulo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home