GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, January 18, 2005

DISCIPLINAR-SE

1 Comments:

  • At 3:45 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Gostei desta da ct...É, há sempre gente inteligente que entende o não-dito! De facto o título do texto que aparece depois, da Etty, saltou-me para a "ribalta" sem eu querer. Depois, disse comigo: deixa lá, pode ser que alguém agarre. E zás, alguém agarrou. Que maravilha.
    Então, aí vai mais um "post".
    Para mim, a disciplina pela disciplina é militarismo. Daquele duro, autoritário ditado para quem não pensa nem pode pensar. Pelo contrário, disciplina na linha do tal conhecimento de si próprio, da busca da harmonia interior e do compromisso com os outros e com o mundo, isso já é capaz de ser outra coisa. Conheço pessoas que falam de tudo isto (conhecimento próprio, harmonia, etc.) e nada conseguem fazer, porque nunca têm tempo para nada. E não têm tempo porque se perdem nas coisas mais incríveis e comezinhas, andam sempre a correr para todos os lados, sempre atrasadas, como o coelho da Alice, e sempre atarefadas. Às vezes penso: que imensa energia se está aqui a desperdiçar! Um pouco de disciplina interior faria um milagre.
    Não sei se essa gente GRANDE foi ou não disciplinada. Não o foram, de certeza, no primeiro sentido que dei à expressão. Mas foram-no, penso eu, o suficiente para que a sua vida não tivesse sido um caos (pelo menos, no evangelho não consta que a de Jesus o fosse) e para que essa mesma vida se tivesse podido erguer acima da humanidade. A disciplina autêntica, como a perfeição VEM DE DENTRO. Creio que a da Etty vinha daí.

     

Post a Comment

<< Home