GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, January 13, 2005

SOMOS TERRA...

"Nascemos da terra. Somos nada mais do que a terra modificada, misturada com a água, com o ar, com o fogo, como pensavam os filósofos de muitos séculos atrás. Terra, pedaço do meu corpo, meu corpo além da minha pele, seio em que me alimento, e, se ele secar, eu morro. Pois é, são ideias como essas que me vêm à cabeça, quando fico ali, diante do meu altar, da minha horta, do meu jardim..."
(Rubem Alves)
É com esta meditação de Rubem Alves, no seu livro "Presente", que entro em contacto, já de Portugal, com os meus leitores e interlocutores. Do Brasil, falei da exuberância da natureza tropical e de como ela nos ajuda a elevarmo-nos acima de nós mesmos...É bom sentir que somos esta extensão da Mãe-Terra como diz o autor. Fisicamente falando, somos consituidos pelos mesmos elementos que encontramos nela, na Mãe-Terra, como S. Francisco gostava de lhe chamar. Um apelo à humildade, à contemplação à adoração...Já experimentaram quanto nos energiza um passeio calmo pela Natureza? Experimentem e observem: vamos uns e vimos outros...
E, com esta curta reflexão, deixo um apelo às e aos fequentadores do "GENTE QUE QUER CRESCER" para o reactivarmos. Queremos crescer ou não? Eu quero, continuo a querer com todas as forças da minha alma. Mas, preciso de quem me ajude. E como senti a falta dessa ajuda, desse empurrão dos amigos/as que estão na mesma caminhada! Fico à espera.

2 Comments:

  • At 8:16 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Parece que este Blog se está a transformar num diálogo...Não faz mal, Manuela. Não podemos desitir. aos poucos acordaremos os outros. Se calhar têm medo. Será que andamos todos a sofrer daquele "medo de existir" de que fala o nosso pensador José Gil? Diz ele: "Em Portugal nada acontece. Vivemos paralisados pelo medo da energia dos outros, pelo medo de não ter uma "boa imagem", pelo "medo de não estar à altura".
    Quando já falei desta questão da imagem! Quanto já a trabalhei em mim e nos outros! Pelos vistos, e segundo este pensador, esta questão é colectiva...Só que não sei se as coisas colectivas se resolvem, se não resolvermos as individuais. Precisamos todos de CORAGEM DE EXISTIR, de sairmos de nós, de nos preocuparmos menos com a nossa imagem e olhar à nossa volta para perceber as coisas lindas que podemos fazer, o mundo maravilhoso que nos envolve e que dá para todos. Há pouco tempo contactei com alguém que estava permanentemente a observar se aquilo que trazia vestido estava ou não na moda, se os outros também andavam assim, etc. E isto em lugares onde passeavam centenas de pessoas...Que coisa incrível pensar que aquelas centenas de pessoas estavam a OLHAR para mim, a ver e analisar o que eu trazia vestido! No mínimo, estranho...

     
  • At 10:37 AM, Blogger berberan said…

    "Graçias a la vida"Assim o diz Elis Regina,assim eu o faço todos os dias que me levanto da cama para mais um dia de programa,fazer o nosso papel como um bom cidadao...olho por este mundo fora e vejo que sou um qualqer no meio de muitos...sou filho sou irmao sou amigo,sou independente sou completo sou feliz sou triste sou azarado sou de sortes.. magoado desta sociadade,das suas injustiças das suas crueldades desigualdades,quando este mundo foi criado por um unico ser a "NATUREZA" mae de todo ser vivo,juiza do amanha...aquele ser que a sociadade prefere ignorar que prefere deixar para amanha...e cada vez mais se ve a Mae de nos todos cansada desgastada sem esperança nos seus filhos nos seus frutos...mas procurando-na,ela ainda nos enche de vida os nossos coraçaoes de esperança que um dia tudo mudara...sera verdade aquilo nos tenta mostrar???adorei o blogg abraços

     

Post a Comment

<< Home