GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, January 18, 2005

DISCIPLINAR-SE

"Às vezes, realizar com fidelidade as acções que devem estruturar o meu dia (levantar-me, preparar-me, fazer a ginástica matinal, calçar as meias com cuidado, por a mesa), enfim inserir-me na vida quotidiana exigem-me tal esforço que quase fico sem forças para mais nada.
Mas, quando me levanto a tempo como qualquer cidadão, experimento já um sentimento de orgulho, como se tivesse feito algo magnífico. Pelo contrário, se fico na cama mais uma hora de manhã, isso não constitui para mim um repouso suplementar, porque não estive à altura daquilo que devo viver, fracassei."
(Etty Hillesum - Um itinerário espiritual)

2 Comments:

  • At 2:53 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Li algures, há umas semanas atrás, que ler um texto e responder-lhe não nos trás grande novidade. Que será preferível deixar que o texto desça em nós e deixar-se criar...Ao ler o comentário da Manuela voltei à Etty Hillesum e aos seu diário "Um itinerário espiritual". Pouca gente o conhece. Aliás, nem está traduzido em português. O que transcrevi, traduzi-o do meu exemplar em espanhol. Etty é uma judia holandesa que viveu durante a segunda Grande Guerra Mundial e que acabou os seus dias em Auschwitz.O seu diário - cerca de 700 páginas em simples cadernos escolares, escrito entre 1941 e 1943 - chegou milagrosamente até nós uns 50 anos mais tarde. Etty começou a escrever aos 25 anos e desapareceu no anonimato de Auschwitz aos 27. É um escrito impressionante, pela sua verdade, pela sua força,e pela busca espiritual. O amorà Humanidade que se desprende dessas páginas é dos mais puros e exigentes. É fascinante ler "Um itinerário espiritual".
    Este peque excerto impressiona pela sua exigência para consigo própria. Etty não se contenta com palavras bonitas. Ela exige de si o melhor. Neste caso disciplinar-se...E isto enviou-me para mim própria.
    Os meus "levantares" passam também às vezes (não muitas porque sou de levantar cedo e de acordar acordada, como diz uma amiga minha) por esta preguiça matinal em que parece que tudo custa a fazer. Mas, com um pequeno esforço, reponho logo o ritmo normal que me ajuda a estruturar o meu dia, começando por um bom tempo de encontro comigo e com o meu Deus, ficando pronta para as tarefas habituais. E, tal como esta judia de rija têmpera, até sinto às vezes orgulho dessa fidelidade aos pequenos nadas. Parecem nadas, mas como são importantes na construção das nossas vidas.
    E depois disto, como é bom a gente passear-se pela vida tocando-a por dentro, sentindo-a pulsar em cada raio de luz, em cada flor, em cada pessoa...Sim, em cada pessoa. Mesmo quando não é muito palpável, ela lá está, respondendo ao nosso olhar, ao nosso sorriso. AMAR de verdade, com o coração, com a alma, com as acções...Etty é muito exigente quando fala deste amor pelas pessoas, por todas as pessoas a quem ela se dedica de inteiramente desde que se levanta até ao deitar.

     
  • At 3:17 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Não tem nada de intrigante o meu "ao ler o comentário da Manuela, voltei à Etty..." Era, de facto um texto do Diário de Etty que estava em causa. Assim, ao ler um comentário a este texto, eu voltei a pensar na Etty e decidi dizer mais alguma coisa sobre esta jovem mulher de uma riqueza humana e espiritual impressionante. É praticamente desconhecida em Portugal e gostava que o seu Diário estivesse traduzido em português.

     

Post a Comment

<< Home