GENTE QUE QUER CRESCER

Sunday, January 30, 2005

O TEMPO

"O tempo é um fio. Nesse fio vão sendo enfiadas as experiências de beleza e de amor que tivemos. Um pôr-do-sol, uma carta, um único olhar de uma pessoa amada, um cãozinho, o beijo de um filho...Houve muitos desses momentos na minha vida. E, em cada um deles, eu senti: valeu a pena ter vivido a vida inteira só por esse momento".
(Rubem Alves)
Depois de ter escolhido este pequenino e delicioso texto para partilhar com quem aqui me vier visitar, fui reler o último comentário da Céu em que esta minha querida amiga fala das "pressas e stresses" com que às vezes leva a vida. Creio que é um pecado que todos/as temos de confessar. Porque corremos tanto? Porque queremos fazer tanta coisa? Alguém disse: "uma só coisa te é necessária...". E, com as nossas correrias, lá se vão as mil maravilhas que a vida nos oferece e das quais fala o Rubem Alves. Acabamos por não VER. Distraídos do essencial - a beleza, o amor, a vida que pulsa em cada ser, o azul que nos envolve, a luz, a cor, o sorriso duma criança, um olhar a reclamar a nossa atenção - passa-nos tudo ao lado. De facto, uma só coisa nos é necessária: VIVER CONSCIENTEMENTE. E viver, para mim, é isto. Como eu gostaria de o conseguir...

1 Comments:

  • At 3:31 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Quando olho para trás, "enfiados no fio do meu tempo", encontro também momentos dolorosos. E quantos! Muitas vezes lutei, chorei, esbracejei para sair dele. Parece que o sofrimento é "anti-natura", tal é o repúdio que sentimos por ele. E, quantas vezes o tal PORQUÊ nos atasana a alma. Aos pouquinhos, fui aprendendo que o mais importante não é perguntarmo-nos porquê, mas tentar perceber o sentido profundo dele. O que é que este sofrimento traz de novo para a minha vida? Qual o papel dele? Só que, isto parece muito fácil quando ele está longe. Quando estamos dentro, a coisa é bem mais complicada. A gente quer, mas é, sair daquele tormento...E, depois, além das nosas pequeninas ou grandes dores, há as dores da Humanidade. Deus, que mares de sofrimento perpassam por esta nossa humanidade! E será que também isso contribui para o crescimento do ser humando, para o avanço desta mesma Humanidade? Para ser coerente, tenho de acreditar que sim. Eu quero crer que a humanidade está num momento de uma grande parto, donde uma outra vida surgirá. Alguém, por aí, me acompanha nesta minha fé?

     

Post a Comment

<< Home