GENTE QUE QUER CRESCER

Friday, February 04, 2005

SORRIA

Procure o que há de bom em tudo e em todos.
Não faça dos defeitos uma distância, e sim, uma aproximação.
Aceite! A vida, as pessoas, faça delas a sua razão de viver.
Entenda! Entenda as pessoas que pensam diferente de você, não as reprove.
Ei! Olhe...Olhe à sua volta, quantos amigos...
Você já tornou alguém feliz hoje?
Ou fez alguém sofrer com o seu egoismo?
Ei! Não corra. Para quê tanta pressa? Corra apenas para dentro de você.
Sonhe! Mas não prejudique ninguém e não transforme o seu sonho em fuga.
Acredite! Espere! Sempre haverá uma saída, sempre brilhará uma estrela.
Chore! Lute! Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de você.
Ei! Ouça...Escute o que as outras pessoas têm a dizer, é importante.
Suba...faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo,
Mas não esqueça aqueles que não conseguem subir a escada da vida.
Ei! Descubra! Descubra aquilo que há de bom dentro de você.
Procure, acima de tudo, ser gente, eu também vou tentar.
Ei! Você...não vá embora.
Eu preciso dizer-lhe que...te adoro, simplemente porque você existe.

(Charles Chaplin)

3 Comments:

  • At 2:53 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Quando acabei de ler este texto pela primeira vez fiquei surpreendida pelo autor...Quem diria que um Charles Chaplin andava tão próximo do essencial da vida!
    Sim, porque todo ele (o texto) é um largo SORRISO de VIDA. Vida que passa na relação, no encontro, na aceitação e na descoberta. De si e dos outros. "Não corra senão para dentro de você". Às vezes dou comigo a pensar porque é que a maior parte das pessoas têm tanta dificuldade em parar consigo próprias. E dos tempos de silêncio necessários para isso. Parece que temos medo do que vamos encontrar. Como se fôssemos uns ilustres desconhecidos para nós mesmos...Gostamos de estar com os nossos amigos. Damos-lhes tempos infinitos. Seria bom que olhássemos para nós como se fôssemos os nossos melhores amigos. E que fizessemos connosco o que fazemos com os nossos melhores amigos...Os amigos e todos os outros (que não são, porventura, tão amigos) benificiariam com isso.

     
  • At 12:00 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    De repente, quando tentei colocar um comentário, o computador madou-me uma configuração diferente. Sem perceber o suficiente destas máquinas, vou tentar entrar. E só queria dizer que li com muito agrado e satisfação interior os dois últimos comentários ao Texto SORRIA. É tão bom e tão gratificante ver que vai havendo gente, por aqui e por ali, que tenta agarrar a vida em suas mãos!
    Ontem, num encontro com um grupo, refletiamos sobre o nosso mundo materilista e economicista, onde a grande maioria das pessoas continuam a centrar-se no ser. Havia gente pessimista: "não vale a pena", "as pessoas vão todas por aí"...Pois eu, disse-o, creio que VALE A PENA. Creio que o mundo vai conseguir enveredar por outros caminhos mais centrados no SER. E porque é esta a minha fé? Porque vejo muita gente e muitos pequenos grupos que vão despertando para isso. E é como uma pedra atirada para o meio de um lago: são círculos e círculos que se vão formando, alargando, esbatendo, até a água voltar a ficar serena.
    Ninguém está só por aqui. Está Deus connosco, dizia um comentário, mas estão todos os outros (milhares, milhões...) que vão atirando a sua pedrinha para lagos e mais lagos. Já viram a maravilha que é? Olhem que não é UTOPIA. É, sim, fé na VIDA QUE É MAIS FORTE DO QUE A MORTE.

     
  • At 12:07 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Peço imensa desculpa, mas o comentário saíu com alguns erros por não ter relido antes de publicar. Corrijo apenas o mais grave, no primeiro parágrafo: "a maioria das pessoas continuam a centrar-se no ser, leia-se, TER.

     

Post a Comment

<< Home