CUIDAR...
Há já uns dias que não escrevo nada neste nosso Blog. E, como na próxima semana vou estar ausente, não queria deixar o que vai sendo um pouco o nosso diário comum, sem alguma renovação. Há muita coisa que poderia colocar aqui. Passam-me pela mente (e pelo coração) conversas-escutas dos últimos dias: dores, sofrimentos, angústias, ansiedades, mas também sonhos, aspirações, desejos de vidas mais plenas, satisfações propfundas de caminhos percorridos... Um "bouquet" de flores variadas e lindas que ofereço a Deus, à Vida, ao Cosmos para que tudo seja aceite e transformado...em VIDA, em mais VIDA. E que eu saiba CUIDAR, fazer crescer, dinamizar. E sobre esta coisa tão bonita que é o "cuidar", abrindo ao acaso um livro, veio-me este texto que partilho convosco:
"Cuidar, é ajudar o outro a viver o que ele tem de viver. Não é impedi-lo disso, nem tentar poupá-lo a um sofrimento que está no seu caminho, minimizando-o (Não é assim tão mau, não penses nisso, vem distrair-te) ou carregando com o seu peso (A culpa é minha, não devia ter feito isso, vou fazer isto ou aquilo por ele), é sim ajudá-lo a enfrentar a sua dificuldade, a mergulhar no seu sofrimento, para dele se poder libertar, com a consciência de que esse caminho só ao outro pertence e que ninguém o poderá percorrer no seu lugar. Cuidar é dar toda a nossa atenção à faculdade, existente no outro, de curar o seu próprio sofrimento ou de resolver a sua própria dificuldade, bem mais do que lhe levar uma cura. É confiar que o outro dispõe de todos os recursos necessários para resolver a situação se for capaz de se escutar ou de ser escutado no sítio certo."
(Em Seja Verdadeiro, de Thomas d'Ansembourg, ed. Ésquilo, p.161)
1 Comments:
At 4:16 AM, Ilda Fontoura said…
Mas que bonita definição de sabedoria. Vou registá-la, porque a sinto muito verdadeira. É isso mesmo: "SABEDORIA É DEIXAR CRESCER O QUE NASCEU, SABOREAR O QUE ESTÁ MADURO E ABANDONAR O QUE MORREU". "Vou nessa"...como dizemos nos nossos dizeres de trazer por casa. E agraeço à Ana Bela por esta pérola de sabedoria. Então, é bem simples: é estar atento ao que nasce deixá-lo amadurecer, saboreá-lo e, quando morrer, deixá-lo partir docemente.
"SÊ TODA EM CADA COISA".
Post a Comment
<< Home