GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, June 21, 2005

LER

"Ler rapidamente aquilo que o autor levou anos para pensar é um desrespeito. É certo que os pensamentos, por vezes, surgem rapidamente, como num relâmpago. Mas, a gravidez foi longa. Há frases que resumem uma vida. Por isso, é preciso ler vagarosamente, prestando atenção às ideias que se escondem nos silêncios que há entre as palavras. Eu gostaria que me lessem assim. Quer eu escreva como um poeta, no esforço para mostrar a beleza, ou como palhaço, no esforço para mostrar o ridículo, é sempre a minha carne que se encontra nas minhas palavras."
(Ruben Alves em "O Presente")
"Eu gostaria que me lessem assim". Eu também. Também gostaria que me lessem assim e gostaria de saber ler sempre assim. Quantas vezes corremos sobre o que lemos sem deixar tempo para que cada palavra vá entrando em nós como chuva miudinha que, lentamente, vai abrindo sulcos. Somos seduzidos pelo afã da novidade. E só é novidade aquilo que gera novidade.
Se ao fim de ler um texto eu consigo criar a partir do que li, então eu mastiguei, engoli, transformei e...transformei-me. Que ecos?

1 Comments:

  • At 3:00 PM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Benvinda, Manela. É sempre bom ler-te. "Deixar que a palavra fermente e produza frutos"...É isso mesmo. A nossa pressa de ocidentais, e um certo espírito consumista até nas leituras, leva-nos a essa corrida aos livros que "devoramos" sem deixar tempo para que as palavras penetrem, nos invadam e produzam frutos. A boa notícia é que, quando tomamos consciência deste nosso funcionamento já estamos a dar um passinho para uma leitura mais eficaz e produtiva. Talvez mais "espiritual". mesmo se é um romance que estou a ler.boas leituras.

     

Post a Comment

<< Home