GENTE QUE QUER CRESCER

Tuesday, June 07, 2005

ESPIRITUALIDADE

Apesar dos poucos comentários que vão aparecendo, este meu e nosso espaço continua a ser o lugar onde vou deixando transvasar um pouco da vida que fervilha cá por dentro. Hoje, e na sequência de um texto de um querido amigo, apetece-me reflectir sobre este tema da ESPIRITUALIDADE. Alguns, algumas estão, concerteza a perguntar-se: mas o que é isso de ESPIRITUALIDADE? A pergunta é um começo. Creio que é mesmo por aí que temos de começar.
Para mim, a espiritualidade tem a ver com a forma com que me relaciono com as coisas, com as pessoas, com a forma como capto o seu mistério, o sentido mais profundo do seu ser. Tem a ver também com a abertura a uma transcendência e, quando aí chego, à trancendência, já estou a mergulhar naquele que é o MISTÉRIO por excelência, estou a mergulhar no totalmente outro, no TODO que tudo contém.
O passo seguinte é perguntar-me qual é a minha espiritualidade? Como a defino? Como a vivo?
Que lugar tem na minha vida?
Tenho vontade de começãr pela resposta à última pergunta: a espiritualidade tem hoje um lugar primeiro e totalizante na minha vida. Ela canaliza todos os meus pensamentos e todo o meu agir. Posso dizer que todo o meu ser está voltado para captar, embora de uma forma imperfeita e limitada, esse mistério escondido na profundidade das coisas. e dos seres. Desde a mais pequenina flor, até às mais frondosas árvores que vão buscar longe a seiva que as alimenta e sustenta, desde a estrela mais lomgínqua até ao grande sol que nos ilumina e aquece, tudo, para mim, vai sendo manifestação do grande SER.
A minha espiritualidade é uma espiritualidade em comunhão com o mais íntimi do meu ser aí, onde eu sou eu, no meu próprio e insondável mistério. É daí que posso abrir-me a todos os homens, de todos os credos, de todas as raças de todas as nações. O homem... o rosto imagem do TOTALMENTE OUTRO, esse que ama, que chora, que ri, que se alegra, que sofre, que luta...Esse é o mistério que me chama e diante do qual me sinto em adoração. Esse é o ROSTO que me abre ao OUTRO, por excelência, a DEUS.
E Deus, quem é hoje o meu Deus? O meu Deus tem um nome: chama-se "EU SOU". Eu estou e estarei contigo. O meu Deus é essa grande PRESENÇA sempre presente. O meu Deus é o Deus que se foi revelando e condinua a revelar nos meandros da minha vida, como se revelou, ao longo da História nos acontecimentos que a foram tecendo. O meu Deus é um Deus que tem um rosto: JESUS CRISTO. Aquele que vive e se alegra com os êxitos dos homens e de cada homem, aquele que sofre e luta em cada um. Em cada homem e em cada mulher. Ele está presente aí, desejando e lutando pela libertação de todos os espaços que ainda sofrem, no dizer de S.Paulo "as dores de parto" para lá chegarem. Estes vão sendo hoje os caminhos da minha
espiritualidade.
Ontem fui ver um filme "A Intérprete" que anda à volta do martírio dos povos africanos nas suas lutas tribais, muitas vezes joguetes dos poderosos deste mundo. Sofri realmente. E só me faço a pergunta de sempre: Como é possível? Sim, como é possível que a Humanidade fique impassível perante sofrimentos de tão grande dimensão? Poderão dizer: É só um filme...Não me pareceu que estivesse assim tão longe da realidade que os noticiários nos trazem no dia-a-dia.

2 Comments:

  • At 6:53 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Obrigada, Anabela. Estas coisas encontram-se procurando. Se ficamos apenas no constactar que precisamos, não damos passos. E cada qual tem de saber como procurar e onde procurar, para colmatar as necessidades que a sua "vozinha interior" lhe diz que sugere.

     
  • At 3:51 AM, Blogger Ilda Fontoura said…

    Saint Exupéry, o autor de "O Principezinho", diz que "só se vê bem com o coração" porque "o essencial é invisível para os olhos". Creio que para ver com o coração precisamos de nos abrir a esta espiritualidade que nos faz penetrar o mistério das coisas e dos seres.Felizes os que já a encontraram. Fico feliz com a Ângela e a sua linda caminhada.

     

Post a Comment

<< Home