GENTE QUE QUER CRESCER

Saturday, March 11, 2006

COMPANHEIROS DE VIAGEM

Há dias, num pequeno grupo de crescimento pessoal onde se vai aprendendo a SER, falávamos em relações afectivos e mapa afectivo. Durante a nossa caminhada, e à medida que vamos tomando consciência da nossa interioridade, vamo-nos apercebendo de que nos cruzamos com pessoas que encaixam na nossa forma de estar no mundo. É como se vissem as coisas com a mesma luz com que nós as vemos. Com elas, a nossa palavra liberta-se. Sentimo-nos a crescer, dinamizados e criativos. È como se pertencessemos ao mesmo grupo, ao mesmo "cacho". Há mesmo quem afirme que as pessoas são criados "em cacho", e que é importante descobrirmos as do nosso cacho. Esta, é uma expressão que me é muito cara.
Nem de propósito, na revista Xis desta semana, Maria José Félix traz um artigo com o título acima: "Companheiros de viagem". Transcrevo apenas um pedacinho:
"Companheiros de viagem são aquelas pessoas nas quais, ao nos encontrarmos, sentimos um olhar semelhante para o que nos rodeia e acontece à nossa volta. Uma espécie de corrente que, ao fazer nascer algo entre nós para além das roupagens de cada um, nos confirma na forma como respiramos. (...) Sem nenhum de nós abdicar de nada, que lhe seja importante, aquilo que em cada momento tem para dar ao outro, sempre por ele é acolhido e aproveitado. E o intercâmbio afectivo que entre ambos assim acontece - ao sabor das oscilações da vida individual e colectiva - vai-se desenvolvendo para lá dos episódios que constituem a espuma da história de cada um."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home