GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, March 23, 2006

CORPO E CONSCIÊNCIA

Embora os textos que publiquei sobre o CORPO não tenham suscitado comentários, vou continuar com este tema. Primeiro porque me é um tema caro, segundo porque alguém mo pediu e terceiro porque creio que é necessário, sobretudo para quem está numa dinâmica de crescimento, começar a desenvolver uma consciência de sincronicidade entre o corpo físico e o corpo de memórias. Que registou o meu corpo? Com que linguagem exprime esse registo?
A propósito, quem me pediu para continuar com este tema e falar de mais sinais, perguntava-me por onde começar o trabalho. Se pelo corpo físico, se pelo corpo...espiritual, digamos. Eu diria que os dois vão de parceria, e que não se pode trabalhar um e descurar o outro. Vem-me o dito bem velhinho: "alma sã em corpo são", que continua tão válido como há milénios. Começar POR DENTRO, sim. Limpar a alma. Se esta estiver limpa, o corpo resplandece e pede aquilo de que precisa.
Neste percorrer os sinais que o corpo envia sigo de perto um autor que aprecio muito, Jean-Yves Leloup no seu livro "O Corpo e os seus Símbolos", ed. Vozes. Jean-Yves começa por fazer um paralelo entre Corpo e Consciência, da seguinte forma:
Pés - Consciência matricial
Joelhos - Consciência oral
Sacro-genitais - Consciência anal e genital
Ventre - Consciência familiar
Coração - Consciência social
Ombros - Consciência autónoma
Cabeça - Resumo do corpo
É um registo que me parece interessante e, quem quiser começar a trabalhar, vá percebendo como se sente, ou como sente o seu corpo a estes diversos níveis.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home