GENTE QUE QUER CRESCER

Thursday, August 28, 2008

SILÊNCIO

Num pequeno templo, perdido na montanha, quatro monges estavam entregues à meditação zen. Tinham decidido ter uma sessão de silêncio absoluto.
Na primeira tarde, durante a meditação zen apagou-se a luz e o pequeno templo ficou mergulhado numa escuridão profunda. O monge mais novo disse a meia voz:
-"Apagou-se a luz".
O segundo monge respondeu:
-"Não podes falar, estamos numa sessão de silêncio absoluto".
O terceiro monge acrescentou:
-"Porque estais a falar? Temos de guardar silêncio."
O quarto, que era o responsável da sessão, concluiu:
-"Sois uns estúpidos, quebrastes a regra, falastes".
Só a lua, através da janela, permanecia silenciosa e tranquila.
Verdadeira serenidade.

DESHIMARU, Le bol et le bâton, 120 histoires zen


Tuesday, August 26, 2008

Na sexta-feira passada tivemos o nosso segundo encontro I Have The Power. Juntou-se novamente um bom número de pessoas, apesar do tempo de férias. Continuamos a aprender a melhor forma de superar obstáculos e caminhar em direcção à excelência pessoal. Quando se encontrar frente a um obstáculo que lhe parece inultrapassável pergunte-se: ALGUÉM JÁ CONSEGUIU? Então também eu vou conseguir, mesmo se levar mais tempo...Quem lá esteve, lembra-se deste desafio?
E depois, voltamos aos sonhos e à melhor forma de os realizar: escrevê-lo, visualizá-lo todos os dias com imagens, sons, sensações e, definir metas que vou atingindo uma a seguir à outra, passo a passo.
De tanto ouvir falar em sonhos, vou dando comigo a pensar ou repensar o que é de verdade um sonho. Porque, se muitas vezes nos perdemos e gastamos energias à direita e à esquerda sem levar nada até ao fim é porque aquilo que empreendemos não é verdadeiramente um sonnho. Talvez seja uma fantasia, talvez seja um querer, um desejo vago...O SONHO, com letras grandes, vem daquele lugar de mim, onde eu me encontro com os meus valores, com as minhas potencialidades, com as minhas convicções, vem do meu SER. E quando nasce aí, ele nasce animado de uma fé e de um dinamismo inabaláveis que conduzem, necessariamente à sua realização, apesar dos obstáculos. Não há obstáculos para quem tem fé em si e nas suas realizações.

Friday, August 22, 2008

CONVERSANDO...

Não sei porquê, mas a última imagem que publiquei no blog, decidiu não carregar totalmente. Pelo mesno no meu PC ela aparece apenas um bocadinho. É assim, às vezes as coisas não acontecem exactamente como a gente quer, mesmo esforçando-nos por fazer o melhor que sabemos. Podia ter apagado...Talvez, mas preferi deixar assim. Também na natureza aparecem obras imperfeitas e continuam lá. Faciliam a nossa observação e a nossa reflexão. E podem colocar em questão o perfeccionismo de alguns. Por vezes queremos tanto que as coisas sejam perfeitas, que acabamos por nos desgastar nessa luta pela perfeição. Já soube o que era isso e não me sentia muito bem. A obsessão pelo "muito bem feito", "muito arrumadinho", pode colocar os nervos à prova de tal modo que o desgaste não compensa. A perfeição vem de dentro e não se conquista à força de braços. Quando o meu interior estiver "arrumadinho", o exterior também se arruma naturalmente e sem esforço.´"É por dentro das coisas, que as coisas são", diz o nosso Fernando Pessoa. E eu, parafraseando-o diria: é no coração das coiss que as coisas são. Tudo se passa no coração, no CENTRO. O resto, vem por acréscimo.

Tuesday, August 19, 2008

HOJE...




"HOJE, terei a audácia de não deixar passar uma só oportunidade. A minha única alternativa é TRIUNFAR. Hoje vou investir o meu recurso mais importante, o meu tempo, na obra mais transcendental, A MINHA VIDA. Realizarei cada momento apaixonadamente para fazer de hoje, um dia DIFERENTE E ÚNICO na minha VIDA".

Saturday, August 16, 2008

VIVER

Leio em Jorge Carvajal:

"E se o único sentido da dança fosse dançar? E se o sentido da vida fosse viver?"

Ao ler esta frase dei comigo a pensar sobre esta coisa de VIVER...O que é de facto viver? Já em tempos falei aqui daquilo que ó "intervalo" entre dois momentos cruciais: o nascimento e a morte. E viver é preencher esse intervalo. Mas há formas de o prencher. Para alguns, tudo se resume a levantar-se todas as manhãs, ir respondendo bem ou mal às diversas solicitações que o dia lhes traz e quando tudo terminar, deitar-se para, no dia seguinte, recomeçar. O mesmo ritmo, as mesmas coisas, talvez as mesmas respostas...Para outros, que um dia se perguntaram sobre o sentido de tudo isto, a vida aproxima-se dessa dança de que fala Jorge Carvajal ,na qual vou executando movimentos que despertam o melhor de mim, e me abrem para a felicidade de existir. Como conseguir isso? O mesmo autor dá algumas dicas:
"Há uma pergunta crucial, mas essencial para nos centrarmos: Isto que penso, faço ou digo, penso-o, faço-o ou digo-o do coração?
Se o fazes do coração, faze-lo a partir do teu centro. Se o fazes do teu centro, faze-lo a partir do teu Sol interior. Esse Sol interior tem duas radiações: a radiação do Amor e a radiação da Sabedoria. E o Amor-Sabedoria traduzem-se em duas condições: Responsabilidade e Autenticidade.. Quando tens Amor-Sabedoria na tua vida, és responsável e autêntico".
Gostei particularmente deste agir a partir do SOL INTERIOR que irradia e que nos torna autênticos e genuínos em tudo o que vamos executando na dança da vida.
E se o único sentido da vida fosse viver?

Thursday, August 14, 2008

DESAFIOS

Partilho convosco o meu desafio semanal, recebido através do I have the power:
  • Ao levantar, ficar serenamente durante 10 minutos consigo e com a sua dimensão de transcendência, seja qual for o nome que lhe der, ou simplesmente escutando o silêncio
  • Antes de deitar, e depois de ter lido um pouco do seu livro de desenvolvimento pessoal, fique 10 minutos consigo e com a sua dimensão de transcendência, ou simplesmente escutando o silêncio.

Verá que tem um dia mais tranquilo e um sono mais sereno. E se conseguirmos que isto se torne um hábito em nós, os nossos dias serão mais felizes, mais dinâmicos e mais criativos. E até talvez alguns poupem nuns certos comprimidos...